O que acontece se eu atrasar a mensalidade do seguro?

As mensalidades do seguro são chamadas pela seguradora de “prêmio do seguro”. Se trata do valor pago pelo segurado à empresa seguradora, geralmente, em parcelas mensais. Pagar o prêmio é uma das principais obrigações do segurado, o não pagamento nas datas previstas pode acarretar a suspensão ou até mesmo o cancelamento do seguro, prejudicando o direito à indenização, caso o sinistro ocorra após a data de suspensão ou cancelamento.

Seguro pode ser cancelado por falta de pagamento, mas, em alguns casos, um advogado especialista pode recorrer.

As condições gerais, na cláusula “pagamento de prêmio”, deverão informar em que hipóteses ocorrerão a suspensão e/ou o cancelamento do contrato em razão da falta de pagamento de prêmio. Contudo, a Súmula 616 do STJ diz que o simples atraso no pagamento de prestação do prêmio do seguro não importa em desfazimento automático do contrato, sendo necessária, ao menos, a prévia constituição em mora do contratante pela seguradora, mediante interpelação.

Portanto, o seguro pode ser cancelado por falta de pagamento, mas, em alguns casos, um advogado especialista pode recorrer, especialmente quando a seguradora tenta utilizar uma leve inadimplência do segurado como motivo para o não pagamento do sinistro. De todo modo, o melhor é não arriscar, e, como toda relação de serviço, manter os pagamentos em dia.

Este é um caso comum relacionado com Seguradoras. Se você tem uma situação parecida, entre em contato conosco para saber como buscar seus direitos.